Onde queimo calorias internéticas (e só estão aqui destacados porque não têm botão de seguir)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

#dia20 - Oh, for the love of... books!


Não preciso de um novo ano para ter objectivos antigos. Por isso, em vez de esperar umas semanas que um novo ano comece, dei a mim mesma uma nova missão que, com a pressa dos dias, parece cada vez mais impossível: ler!

Dantes lia muito, mas hoje em dia confesso que, entre zombieficar a ver stories no Instagram ou a Zumbificar no ginásio, pouca vontade e tempo tenho tido para ler. Mas tenho muitos livros em espera. E conto que muitos sejam bons, ainda por cima.
Por isso, resolvi atribuir-me a missão de ler, PELO-MENOS, um livro por mês.
Caramba... é um livro por mês! Cheguei a ler um livro por dia... bons tempos! Mas agora há que ser realista e esperar conseguir ler pelo menos um por mês.




SINOPSE
Imagine que não percebe nada de preparação física e lhe dizem que trabalhar com halteres cria músculo. Se calhar vai achar que é um desperdício de tempo e energia. O mesmo se passa com o treino mental - se não sabe como funciona e não pratica, nunca conseguirá resultados. E perderá, assim, uma excelente oportunidade de ser mais feliz. Chade-Meng Tan, ex-vice-presidente da Google, aprendeu essa lição aos 21 anos. Já era um programador de sucesso e… sentia-se miserável. 

Um dia apercebeu-se de que podia ser muito mais feliz se aprendesse a treinar a mente. Anos mais tarde viria a criar o famoso programa de mindfulness da Google (in Procura Dentro de Ti). 
Neste, Alegria Todo o Dia, o autor propõe usar as técnicas do mindfulness especificamente para gerar a felicidade. Como o bem-estar é o resultado de muitos momentos felizes, temos de aprender a multiplicá-los - e não estamos a falar da procura desenfreada do prazer, mas antes de conseguir estar bem mesmo em alturas difíceis. 

Para isso, o autor foca-se em três competências essenciais. A habilidade para acalmar a mente quando queremos (ferver em pouca água nunca trouxe felicidade); a clarividência (ter uma visão claraem todas as situações) e, por fim, a resiliência emocional, ou seja, a capacidade de resistir à dor e ao sofrimento (porque haverá sempre momentos difíceis).

Numa frase, aprender a cultivar a alegria é um dos segredos fundamentais para o sucesso.

1 comentário:

  1. Eu comecei este ano muito bem a ler um livro por mês, mas isso durou para aí até Fevereiro, portanto, missão mais do que falhada.

    ResponderEliminar

Há estudos que comprovam que as pessoas que comentam este blogue são, não só muito mais gatas que as outras como no geral pessoas muito mais agradáveis. Fica a dica! Comentem sempre :)

Um beijinho dourado