quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

#dia20 - Oh, for the love of... books!


Não preciso de um novo ano para ter objectivos antigos. Por isso, em vez de esperar umas semanas que um novo ano comece, dei a mim mesma uma nova missão que, com a pressa dos dias, parece cada vez mais impossível: ler!

Dantes lia muito, mas hoje em dia confesso que, entre zombieficar a ver stories no Instagram ou a Zumbificar no ginásio, pouca vontade e tempo tenho tido para ler. Mas tenho muitos livros em espera. E conto que muitos sejam bons, ainda por cima.
Por isso, resolvi atribuir-me a missão de ler, PELO-MENOS, um livro por mês.
Caramba... é um livro por mês! Cheguei a ler um livro por dia... bons tempos! Mas agora há que ser realista e esperar conseguir ler pelo menos um por mês.




SINOPSE
Imagine que não percebe nada de preparação física e lhe dizem que trabalhar com halteres cria músculo. Se calhar vai achar que é um desperdício de tempo e energia. O mesmo se passa com o treino mental - se não sabe como funciona e não pratica, nunca conseguirá resultados. E perderá, assim, uma excelente oportunidade de ser mais feliz. Chade-Meng Tan, ex-vice-presidente da Google, aprendeu essa lição aos 21 anos. Já era um programador de sucesso e… sentia-se miserável. 

Um dia apercebeu-se de que podia ser muito mais feliz se aprendesse a treinar a mente. Anos mais tarde viria a criar o famoso programa de mindfulness da Google (in Procura Dentro de Ti). 
Neste, Alegria Todo o Dia, o autor propõe usar as técnicas do mindfulness especificamente para gerar a felicidade. Como o bem-estar é o resultado de muitos momentos felizes, temos de aprender a multiplicá-los - e não estamos a falar da procura desenfreada do prazer, mas antes de conseguir estar bem mesmo em alturas difíceis. 

Para isso, o autor foca-se em três competências essenciais. A habilidade para acalmar a mente quando queremos (ferver em pouca água nunca trouxe felicidade); a clarividência (ter uma visão claraem todas as situações) e, por fim, a resiliência emocional, ou seja, a capacidade de resistir à dor e ao sofrimento (porque haverá sempre momentos difíceis).

Numa frase, aprender a cultivar a alegria é um dos segredos fundamentais para o sucesso.

1 comentário:

Green disse...

Eu comecei este ano muito bem a ler um livro por mês, mas isso durou para aí até Fevereiro, portanto, missão mais do que falhada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...