domingo, 13 de novembro de 2016

Há dias assim... Deve ser por ser domingo...



Tenho pensado muito neste blog, e na razão que tive para o criar. Na realidade, queria saber se haveria mais gente por aí a sofrer deste mal de ter que mudar de vida. Sim, eu até era feliz dantes. Comia o que queria e o máximo que fazia de exercício físico era umas longas caminhadas durante as férias, e pouco mais.

Agora, já li algures a melhor descrição possível para uma dieta: “É fácil: é como andar de bicicleta, mas o chão está a arder e tudo à tua volta está a arder porque estás a passar pelo Inferno.” É isto. Os últimos onze meses da minha vida têm sido isto. Uma eterna luta entre o que devo comer e o que me apetece comer. Entre o que me apetece fazer (ficar alampada em frente à televisão) e o que tenho de fazer (exercício físico), apesar de até ter descoberto que é uma enorme paixão, esta coisa de  ir ao ginásio.

Este blog, na realidade, devia ter outro nome. "Gorda anónima". Porque, na realidade, assim o serei para sempre. Para sempre terei que lutar entre aquilo que tenho de fazer e aquilo que quero fazer. Para mim, o mais difícil mesmo é a alimentação. Em podendo, comia de tudo. Eu como para ser feliz, não apenas como algo para sobreviver. Gosto genuinamente de comida, apesar de não gostar de tudo (não gosto de algo muito óbvio para toda a gente: chocolate).

Tenho andado muito pela blogolândia, e tenho visto todo o tipo de blogs, os que são de pessoas claramente fit de corpo, e os de pessoas claramente fit de mente. Todas se sentem bem consigo mesmas. Eu não era assim.

Sempre tive excesso de peso e nunca me senti mal por isso. Mas nos últimos tempos, a palavra “gorda” passou a fazer tanta parte da minha vida, que me fartei. Qualquer queixa que eu tivesse, para qualquer especialidade médica (quer fosse asma, problemas de pele, dores menstruais, o que fosse), a causa era sempre a mesma: "és gorda, menina".

OK. Vamos então contrariar isso. Vamos então não ser gorda no corpo, ser só na mente. Vamos então ver o que acontece. Sim, pelo menos da asma sinto-me melhor. Mas há coisas que continuam, apesar dos 21 quilos a menos. Sei que ainda tenho excesso de peso, vá, sou GORDA. A minha frustração agora é mesmo uma, e só uma: Ora bolas, já que estou a andar de bicicleta neste Inferno, pelo menos que me traga algo de diferente, não? Ou melhor, que me leve. Que me leve o excesso de peso. Que me deixe ter o peso que é suposto ter com esta altura para testar o que daí pode vir. 

Desde Agosto que não perco peso. E agora é o momento-chave. Aquele momento em que, das duas uma, ou vai ou racha. Daí ter pedido a ajuda a um personal trainer. Daí ter pedido ajuda a todos vocês que me lêem.


O meu objectivo É o Biquíni Dourado da Princesa Leia.
Mas o meu objectivo também É não desistir.

Conto convosco aí desse lado,


Catarina

8 comentários:

Jenni Gama disse...

Esse pensamento me rodeia todos os dias, horas e minutos, é muito dificil mesmo mas tenho uma frase comigo no fim todo o esforço valera a pena!

Ana Rita Cortez disse...

Hello hello :)

Bom, fiquei contente por te conseguires expressar desta forma brutal sobre algo que para muitos é um tabu.
Sou gorda, falo disso no meu blogue. Aprendi a lidar com o meu corpo. Gostava de ser mais magra? Gostava. Se vivo sobre isso? Não.

Se quiseres desabafar diz :)
Beijinho

Anónimo disse...

o blog nos ajuda muito a desabafar e poder dizer o porque estamos nessa!pois encontramos varias amigas para nos ajudar!!!!
e complicado demais! eu ja fui gorda! gorda mesmo! e escuto ate hoje que emagrecer com cirurgia é muito facil!!!
mas enfim! aqui podemos ser quem queremos sem mascaras
bjs

Girl in the Clouds disse...

Eu adoro ir ao ginásio, às vezes dá a preguiça, mas quando saímos de lá, a sensação é muito boa, não achas?
Acho que todos nós temos que mais tarde ou mais cedo adoptar hábitos de comida saudável, não há bela sem senão, vais ver que com o tempo habituas-te e não vais querer comer tanto!

Unknown disse...

É isso, mas mudo um bocadinho a frase. Não é só no fim, também tem de ser no meio! Temos de ver todos os dias que vale a pena. Vale a pena o esforço, ser saudável! É tão boa a sensação de leveza, não é? =)

Um beijinho dourado.

Unknown disse...

Obrigada, Minnie Me. Acho que são coisas com que lidamos todos os dias. Lá está, eu não resolvi mudar por me sentir mal no meu corpo. Na realidade, fartei-me de me chamarem gorda. Todos os meus problemas eram por ser gorda? A sério? É para essa resposta que estudam tantos anos para serem médicos? Qualquer um conseguia, então! Ser gorda não pode ser a cauda de tudo. Foi por isso que resolvi mudar.

Um beijinho dourado.

Unknown disse...

É isso, Luana! É uma ajuda e tanto! E vocês ainda mais :)

Um beijinho dourado.

Unknown disse...

Adooooro! Acho que o que menos gosto é do aquecimento... Sinto sempre que quero saltar para a acção! =)

Um beijinho dourado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...