quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Há coisas que (não) soam melhor em francês





Quis a vida que de repente tivesse que voltar a escrever/falar em francês diariamente. Não sendo especialista, "arranho" um pouco a língua (sou uma espécie de Gato-Maltês, que tocava piano e falava francês), mas confesso ter já muito vocabulário esquecido. Estava (está) assim numa espécie de caixa fechada no meu cérebro, provavelmente ao lado da caixa onde guardei o Teorema de Pitágoras e outros "voodoos" da matemática que raramente (nunca?) uso.

Estava tão escondida essa tal caixa que nunca se me fez luz, até esta semana, de que disse e escrevi algo muito divertido durante um ano e meio...

Sabem o que quer dizer "péte"? Uma palavra que se lê da mesma maneira que as iniciais daquela profissão que me acompanha nos treinos e cujos representantes estão por todo o lado no ginásio?? (ou seja PT)

Pois que "péte" é o mal-cheiroso acto de mandar um gás do intestino pelo ânus, vulgo acto de peidar.

E é isto.

No último ano e meio a palavra "peidar" andou não só a sair pela minha boca (que imagem bonita!) como a sair-me pelos dedos por este blogue fora...

Se há algum leitor que passe aqui neste Biquíni que saiba francês e já tenha pensado nisso, que se acuse e, claro, me perdoe o meu francês... mas também informo já que, como devem calcular, este vai ser um blogue que vai sempre fazer por cheirar mal (não só porque há muita transpiração e assim), ou não fosse o meu PT o mais gato (e melhor, e até bem-cheiroso!) de todos, logo, tenho sempre muito motivos para falar nele.

E agora também me apercebi que de tanta coisa linda que lhe podia ter dito em francês, coitado do homem que, sem querer, foi sempre aqui falado num acto com tal significado... Perdão, Hugo! Désolé pour l'inconvénient! Viva o (meu) PT! Viva! 

Catarina

6 comentários:

Rititi disse...

Se há blogues animados, sem dúvida que o teu é um deles, o que me ri!
Mas ainda bem que o teu PT cheira bem, não queremos que traduzas "tudo à letra" :p
Beijinhos

A Lisboeta disse...

Ahahhaha tu és demais :D

Rititi disse...

Identifiquei-te num TAG no meu blogue, espreita para se quiseres responder! Beijocas
https://http://rititidecidiuescrever.blogspot.pt/2017/08/tag-queres-conhecer-me-um-pouco-melhor.html

Ana disse...

Gostei do que aprendi aqui!!!!!!

Ana disse...

Francês é uma das 4 linguas que falo e minha preferida de longe, e acho muito legal quando alguem usa do humor pra fazer postagens como esta, fez meu dia! Quando eu estava aprendendo todo lugar eu conseguia ver uma associaçao como esta e ria sozinha sem parar, mas tinha perdido o habito.. obrigada por me lembrar disso!

Beijos!

Green disse...

Ahahahah, muito bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...