quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Vamos lá ajudar esta gente a ajudar-me! É que é mesmo isso...

Quando contei a uma amiga o que vos vou contar de seguida, a conclusão dela foi esta: “Esse percurso já se tornou um projecto para ti.”
E é verdade.

Há um ano, quando resolvi perder peso, estava longe de imaginar a montanha-russa que aí vinha. A todos os níveis. Entrei agora em mais uma volta que, espero, seja mais uma ajuda a caminho do Biquíni Dourado, que é como quem diz, a caminho de ser saudável!

Posto isto, a novidade: aqui há uns meses li num jornal que a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa estava à procura de voluntários, que tivessem perdido peso, para participarem num estudo sobre a manutenção do peso perdido com recurso às novas tecnologias de informação.

Segundo o site, que podem consultar AQUI, “O NoHoW é um projecto científico financiado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, a decorrer entre 2015 e 2020. O principal objectivo do NoHoW é compreender como é que as pessoas mudam o seu comportamento com vista a manter o peso perdido. Para isso, desenvolveu-se um conjunto de ferramentas baseadas na evidência científica e com recurso às mais recentes tecnologias digitais. Este programa será testado com participantes de três países: Portugal, Dinamarca e Reino Unido.”

O estudo, esse, como já referi, é sobre a manutenção do peso perdido com recurso às novas tecnologias de informação.

Pronto: inscrevi-me e, com base no peso que perdi e no tempo que o fiz, fui uma das escolhidas a participar! Na sexta-feira passada, fui até à Faculdade, já depois de ter preenchido vários inquéritos online, para me tirarem medidas, peso, sangue e até… cabelo! Mas calma, foi só um caracolinho e foi tudo porque quis. Tinha a escolha de não o cortar, mas acho que, se é para ajudar no estudo, ajudo em tudo. E a recolha do meu cabelo servirá para analisar os níveis de cortisol, que consiste num biomarcador de stress a longo prazo. Espero que o meu cabelo não ande enervado...

RIP caracol meu

Além de uns questionários e diários alimentares que vou ter que ir preenchendo online nos próximos tempos (18 meses, para ser precisa), foi-me dada uma balança com ligação Wi-Fi (vou ter que me pesar duas vezes por semana, sempre aos mesmos dias) e uma pulseira de monitorização Fitbit.




Com estas ferramentas, os fofinhos do estudo (são mesmo! Todos uma simpatia e dão ainda mais vontade de me portar bem para não os desiludir!) vão ver a evolução do meu peso, do meu sono, da água que bebo, da minha vida activa (ou falta dela) enfim, ando aqui com um Big Brother de pulso… e estou a adorar! 
Sinto mesmo que, a longo prazo, estas ferramentas serão mais do que úteis. Ainda só as uso desde sexta-feira e, a cada dia, tento superar-me... Mais uns passos por dia, mais uma água bebida, mais energia nos treinos, mais horas de sono… Já perceberam a ideia. Mais para ter menos (peso)!

Agora, a única coisa que tenho que ter em atenção é mesmo tirar o relógio antes de entrar no banho! É que nunca tive um relógio assim destes todo cheio de mimimis e já por duas vezes me ia esquecendo dele no pulso. (Peço já desculpa aos senhores da Faculdade de Motricidade se acabar por avariar isto! E deixo já aqui um “shame on me!”)


À medida que for tendo novidades, vou-vos contando, claro, mas se quiserem saber mais ou até inscreverem-se no estudo (nunca se sabe), espreitem aqui.

30 comentários:

Rô(QuerendoeAprendendo) disse...

Nossa que projeto legal amiga, quero acompanhar vai postando os resultados aqui hein, bjs

IDireito disse...

São precisas mais iniciativas dessas e estudos bem feitos! E claro pessoas como tu que não se importem de colaborar! Eu como investigadora sei bem o quão difícil pode ser ter uma amostra representativa simplesmente porque as pessoas de uma maneira geral não querem saber de ciência (apenas querem saber quando há um português no mundo que ganhou uma distinção). Além disso ainda recebeste umas excelentes ferramentas para te manter motivada neste desafio! Beijinhos e continuação de bom trabalho
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

Olivia disse...

Wow mas que belo projecto. É, com certeza, mais uma motivação para ti. Muito bem.

Olá, sou a Olivia. Nova por estas andanças. Gostei do blogue. **

Girl in the Clouds disse...

O projeto é mesmo muito interessante! Beijinhos e bom treino!

Linhas Cruzadas disse...

Se fores como eu, que quando monitorizo as coisas me porto muito melhor, essa pulseira vai-te ajudar muito. Já tive uma do género para me obrigar a mexer e a ser mais ativa!

Unknown disse...

Sim! Assim o farei!

Um beijinho dourado

Unknown disse...

Sim! Acho que as pessoas ainda olham desconfiadas para a ciência. Claro, querem que ela resolva os males, mas ajudar... Espero mesmo que o estudo corra bem e espero mesmo ajudar a provar alguma coisa! Claro, sou só uma, mas já sinto uma enorme responsabilidade por ter sido escolhida! E estou mesmo muito contente! =)

Obrigada, querida! E um beijinho dourado

Unknown disse...

Olá Olivia! Bem-vinda e espero que voltes :)

Sim! É brutal o projecto. Espero mesmo poder ajudá-los a ajudar... enquanto me ajudam a mim! =D

Um beijinho dourado

Unknown disse...

Um beijinho dourado, querida! Obrigada :)

Unknown disse...

Sim! Ainda por cima, sei que alguém me está "a ver"! Não posso passar m+a imagem! hahaha!

Um beijinho dourado

Catarina Sofia disse...

Depois vai contanto os próximos capítulos! Essa pulseira parece-me ser boa mas nada de te esqueceres de a tirar quando fores ao banho :P

R: Essa da falta de ar até os magros têem e a minha mãe é uma dela! Quanto aos médicos também já tive das boas! Eu com a tensão altíssima porque estava numa fase de muita ansiedade e o estúpido do médico a insistir no peso, quantas pessoas magras não têem a tensão alta e ansiedade?! Poupem-me!
Mas dou-te razão em tudo! Obrigada pelo teu comentário! Estamos juntas! Beijinhos enormes!

Cláudia S. Reis disse...

Olha que bela iniciativa! Estou curiosa com os resultados finais do estudo!

Unknown disse...

Sim! Vou contando! =D

As pessoas não vêem para lá da gordura, mas enfim! Vamo-nos ajudando porque, acima de tudo, nos entendemos!

UM beijinho dourado!

Unknown disse...

E eu! E eu! =D

Um beijinho dourado

L das Horas disse...

Espetacular! Fizeste muito bem em inscrever-te!
Vou pensar como fazer o desafio lá no blog... vai acompanhando para saber novidades, mas já estou a contar contigo! :P*

Isa Sá disse...

Que tudo corra bem!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Jenni Gama disse...

Que delicia de projeto podia ter aqui no Brasil também....Vou amar te acompanhar...

As coisas dela disse...

Apoio a ideia a 100% e acho que fizeste muito bem em ter inscrito e ter aceite o desafio. Acredito que este estudo ainda vai inspirar muita gente!

Unknown disse...

Yes! Conta comigo mesmo! Estou lá! =D

Um beijinho dourado

Unknown disse...

Obrigada!

Um beijinho dourado

Unknown disse...

Quem sabe vá para o Brasil depois! E sim, vou contando novidades! =D

Um beijinho dourado

Unknown disse...

Obrigada! Espero que sim! =D

Um beijinho dourado

Sofia Moniz disse...

Adoro iniciativas assim! Acho que fizeste super bem em participar! Além de estares a ajudar um grupo de pessoas a evoluir, estás-te a ajudar a ti própria o que é ótimo!
Beijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

Unknown disse...

Nem pensei, sabes? Foi mesmo: onde é que assino?? =P ;)

Um beijinho dourado

Ana Rita Cortez disse...

Parabéns, parabéns, parabéns!
Primeiro pelo peso que perdeste e depois por esta atitude de ajudar um estudo que consequentemente te irá ajudar a ti :)
Fico mesmo muito contente.
Vou ficar atenta à espera de novidades.
Beijinho e muita força :)

mysupersweettwenty disse...

Espero que a tua ajuda no estudo seja valiosa e, principalmente, que não percas essa motivação :D

Green disse...

Muito boa iniciativa por parte da FMH e da tua parte também, é como se estivesses a viver no Big Brother mesmo, sempre vigiada. O meu namorado está lá a tirar mestrado e por acaso a tese dele incide em parte nessa temática, mas não tem a ver com esse estudo.
Muito boa sorte :)**

Unknown disse...

Obrigada, querida! =D

Um beijinho dourado

Unknown disse...

Fingers crossed! =D

Um beijinho dourado

Unknown disse...

=D Que giro! O mundo é mesmo pequeno! Quem sabe não me terei cruzado com ele lá nos corredores! hahah!

Obrigada, querida!

Um beijinho dourado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...